Paraná cria Rede Integrada para Atendimento de Animais em Desastres 06/10/2023 - 21:10

"Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres"

O Governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (06) um o decreto que cria a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres (Remad) , uma iniciativa que visa garantir o atendimento adequado aos animais da fauna doméstica e silvestre em situações de desastre. A Remad é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

A rede tem por objetivo desenvolver ações de gestão de risco nas esferas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação para minimizar o impacto dos desastres sobre os animais. Para isso, serão estabelecidos protocolos e diretrizes para atuação integrada dos órgãos envolvidos, bem como para o recrutamento, capacitação e mobilização de voluntários especializados no manejo de animais em desastres.

Compõem a rede, além de Sedest, Defesa Civil e CRMV, o Instituto Água e Terra; a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da Delegacia de Meio Ambiente; a Adapar, e o Conselho Regional de Biologia. A coordenação estadual da Remad será formada por representantes dessas instituições, que se reunirão periodicamente para planejar, monitorar e avaliar as atividades. A rede também contará com um sistema de comunicação e informação que permitirá o compartilhamento de dados e experiências entre os participantes.

O secretário Valdemar Bernardo Jorge, de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou que a Remad é uma rede colaborativa que conta com a participação de diversos setores da sociedade. “É uma iniciativa inovadora que mostra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a vida. A Remad vai fortalecer as capacidades de proteção aos animais. Além disso, as comunidades serão beneficiadas com um atendimento mais organizado e estruturado, com profissionais qualificados para o atendimento dos animais”, disse.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirmou que a rede se soma aos esforços de prevenção e mitigação dos danos em desastres, que contam com orientações às prefeituras e apoio com treinamentos e equipamentos.

“Essa rede vai somar à estrutura de atendimento aos desastres, ampliando o cuidado já existente. Ela reforça também a essência da Defesa Civil, que é a participação integrada entre órgãos públicos e sociedade civil em prol do bem maior que é a vida. O Paraná está mostrando mais uma vez sua capacidade de inovação, com uma estrutura que vai garantir o atendimento técnico e de qualidade no manejo de animais em desastres”, afirmou.

A Remad foi inspirada na Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), que é uma rede de voluntários especializada em comunicação via rádio ligada à Defesa Civil que auxilia em situações de emergência. A REER existe desde 2002 e tem se mostrado eficiente e atuante ao longo dos anos, auxiliando no apoio específico aos desastres.