ONU realiza capacitação em Cascavel 02/12/2013 - 07:55

Representantes das Nações Unidas - ONU, foram enviados a Cascavel para ministrarem o curso de Gestão de Riscos de Desastres. O curso iniciou na segunda (25) e encerrou hoje (28/11), contou a participação de 65 pessoas.

Entre os participantes estavam representantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Chico Mendes, Universidade Estadual do Oeste, 10º Regional de Saúde, Sanepar, Cettrans, REER e das Prefeituras de Cascavel, Marechal Candido Rondon, Quaíra, Formosa do Oeste, Jesuitas, Capitão Leônidas Marques, Assis Chateaubriand, Iguatu, Catanduvas, Campo Bonito, Quatro Pontes, Palotina, Quedas do Iguaçu, Mercedes, Ouro Verde do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Terra Roxa, Pato Bragado, Nova Santa Rosa e Ibema.

A capacitação foi realizada através do projeto que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desenvolve em conjunto com a ONU, a parceria entre as instituições iniciou há alguns meses, o que possibilitou a concretização do projeto no Paraná. Curitiba e Maringá já receberam a mesma capacitação e em 2014 outras regionais de defesa civil serão contempladas com o curso.

"Para o Comando do 4º Grupamento de Bombeiros, foi um momento muito importante, nossa unidade está em uma posição estratégica, com estrutura adequada para a defesa civil, estamos recebendo o curso e podendo propiciar este conforto ao gestores dos mais diversos setores de Cascavel e região e estaremos sempre prontos a atender e auxiliar a defesa civil estadual." Afirma Major Fernando Raimundo Schuning.

Segundo Capitão Antonio Schinda "O curso veio de encontro com nossas expectativas, justamente por estamos nesta fase de conclusão do plano de contingência e já pensando e já pensando na gestão de desastres, levantamento de outros pontos de riscos e planos de emergência. Esta ferramenta que foi apresentada em forma de curso foi muito interessante porque convenceu o nosso público de interesse. Os agentes entenderam a proposta da 4ª regional de defesa civil." Coordenador adjunto da 4ª Coredec - Cascavel.

Para Rita Dutra "Para nós foi uma grande surpresa, um grupo coeso, um perfil muito parecido, não tivemos muitas dificuldades. Observamos que o grupo conseguiu entender a mensagem, houveram muitas participações, todos estavam motivados." Coordenadora do PNUD região sul do Brasil.

"O curso em Cascavel foi muito interessante, primeiro porque estiveram presentes muitos gestores municipais de defesa civil e representantes de instituições da região. O grupo muito participativo, trouxeram as dificuldades encontradas em seus municípios e isto enriquece a percepção e discussão sobre o assunto risco de desastres, Cascavel esta de parabéns." Afirma Ana Schwarz, Consultora do PNUD.