O Paraná envia representante para compor Comitê Integrado de Combate a Estiagem no Estado da Bahia 25/10/2012 - 10:05

Seguindo o cronograma de apoio a Secretaria Nacional de Defesa Civil – Sedec, o Major Luiz Alberto Bueno Candido, pertencente à 3ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – 3ª Coredec – Londrina, foi enviado ao Estado da Bahia para compor e coordenar o Comitê Integrado de Combate a Estiagem no período de 26 de setembro a 10 de outubro de 2012.

O Comitê, criado por meio da Portaria n° 261 de 08 de maio de 2012, tem como objetivo a coordenação e monitoramento das ações de enfrentamento à estiagem no semiárido brasileiro.

As principais atividades desenvolvidas se dividiram entre expediente administrativo para mapeamento e atualização de dados, visitas aos municípios de Itaberaba, Lajedinho, Ibiquera, Lençóis, Boninal e Seabra a fim de verificar as principais dificuldades no enfrentamento à estiagem, bem como, reuniões junto ao Comitê Federal – BA.

262 municípios estão em situação de emergência, e com a previsão de permanência do período de estiagem possibilitará a evolução de muitos municípios para o Estado de Calamidade Pública.

O principal fator para o agravamento da situação é a redução do volume de água disponível em mananciais e rios para abastecimento dos carros pipa disponibilizados pelo Governo Federal, Estado e Municípios.

O grupo encerrou os trabalhos entregando ao ministério um relatório da situação encontrada, constando análises técnicas, fotos e as orientações que foram repassadas aos municípios.

“Encontramos uma situação bastante complicada e triste, muitos do grupo talvez nunca tivessem se deparado com algo parecido. Buscamos dar todo o apoio e orientações aos municípios para reduzir ao máximo o sofrimento da população.” Afirmou Major Luiz Alberto Bueno Candido.