Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado, visita Defesa Civil Estadual 27/03/2019 - 16:40

A primeira dama do estado, Luciana Saito Massa, conheceu as inovações do programa Brigadas Escolares e a estrutura de atendimento da Defesa Civil à população.

Hoje (27) a primeira-dama do Estado do Paraná, sra. Luciana Saito Massa, esteve na sede da Defesa Civil Estadual para conhecer a estrutura de atendimento a desastres que o Paraná tem à disposição da população.

Foi apresentada à estrutura de monitoramento e resposta aos desastres do CEGERD, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, de onde são emitidos alertas para a população e de onde é feito acompanhamento de todas as ocorrências no estado.

Conheceu também o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola que tem por objetivo estruturar as escolas para que tenham condições de proteger a comunidade escolar em caso de sinistros. O programa investe em estrutura e formação de brigadistas para atuar rapidamente em situações como incêndios ou outros eventos que causem pânico. O programa age em consonância com o Programa de Governo Escola Segura, auxiliando na proteção de alunos, professores, funcionários e demais colaboradores dentro da escola.

Atualmente, o programa atua em todas as escolas do estado, tendo formado mais de 45 mil brigadistas e realizado mais de 46 mil simulados de abandono, além de ter investido em melhorias nas estrutura das escolas para prevenção de sinistros. Para a nova próximo curso de formação de brigadistas já há 8600 inscritos, que serão formados e estarão aptos a auxiliar na segurança das escolas.

INOVAÇÕES - Há muitas inovações sendo implementadas no programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola, como a reformulação do material de ensino dos brigadistas, tornando-o muito mais explicativo, didático e interessante para os novos brigadistas em formação. São novas apostilas, vídeos e animações que tornam o material muito mais interativo e interessante. Está em desenvolvimento também o SISBRIGADAS, um sistema para acompanhamento dos processos de certificação de escolas para adequação com relação ao programa. O sistema facilita a gestão dos processos e permite que a documentação trâmite com muito mais agilidade e rapidez.