Inauguração da ponte sobre o Rio Ribeira 04/04/2012 - 09:40

Os municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses ficaram isolados após um forte temporal ocorrido em agosto de 2011, que além dos vários prejuízos constatados na área urbana e rural, culminou com a queda da ponte sobre o Rio Ribeira, principal via de acesso entre os dois Municípios.

Imediatamente após a solicitação de ajuda a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), juntamente com o 7º Grupamento de Bombeiros (7ª COREDEC), GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático) e GRAER (Grupamento Aeropolicial – Resgate Aéreo), deslocaram até a área atingida, onde, após ter sido montado o Posto de Comando de Operações, passaram a dar o atendimento emergencial necessário.

Durante os 04 (quatro) primeiros dias as atividades foram intensas. Enquanto as equipes de resgate providenciavam a retirada das pessoas das áreas de risco e era reestabelecido o contato com as famílias que ficaram isoladas pela queda da ponte, a Casa Militar do Governo do Estado do Paraná providenciou cestas básicas e água potável que foram enviadas para as áreas isoladas através de embarcações e da utilização da aeronave do GRAER.

A partir da certeza de que todas as pessoas tinham recebido a devida atenção e ajuda, a 7ª COREDEC passou a auxiliar, com os Órgãos de Apoio, na locomoção das pessoas que precisavam transpor o Rio Ribeira para resolver questões básicas. Situação que permaneceu durante o período de 12 (doze) dias, tempo necessário para que o Governo do Estado contratasse o serviço de balsa que passou a operar durante a fase de construção da nova ponte.

A ponte, inaugurada na última sexta-feira (30/03) sobre o Rio Ribeira na PR-092, no Vale do Ribeira, foi construída em tempo recorde, 180 dias. Liga os municípios de Doutor Ulysses e Cerro Azul. A antiga ponte tinha sido construída em 1968 e permitia a passagem de um único veículo por vez. A nova ponte, construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), tem 143,10 metros de extensão por 12,8 metros de largura e cinco vãos. A obra custou cerca de R$ 6,8 milhões de reais.

GALERIA DE IMAGENS