Governo do Estado intensifica ações de combate a dengue na região noroeste 21/02/2013 - 17:30

Localizado no noroeste do Estado do Paraná, o município de Paranavaí conta com uma população estimada em 82.000 pessoas (IBGE). Uma força tarefa entre município e estado está atuando a quase um mês e vem desenvolvendo ações para combater e vencer a guerra contra a dengue.

Visando apoiar as ações de combate, o Governo no Estado enviou técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, que estão atuando junto ao município, participando efetivamente das reuniões, realizando a integração Município/Estado/Governo Federal.

Para atuarem efetivamente foram mobilizaram 140 pessoas, sendo estes integrantes da Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e 14° Regional de Saúde. Foram também disponibilizados: 24 veículos (automóveis, motocicleta, pick-up, caminhões e uma pá carregadeira).

O apoio de pessoal e equipamentos está sendo fundamental para êxito da ação. O Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, realizou o repasse de 106.000,00 a Secretaria Municipal de Saúde e foi reforçada a disposição da SESA em apoiar o município como já vem sendo feito através dos sete veículos UBV(fumacê).

Desde o inicio foram desenvolvidas as mais diversas ações para combater a dengue, como: roçadas de terrenos baldios, ações de arrastão com coleta de lixo e entulho, acesso as residências e verificação de focos e notificações, vistorias em marquises e calhas, campanhas publicitárias (rádio, tv e carros de som).

Foi criado no município o Disk foco da dengue (156), para que a população denuncie os locais que existem focos, o atendimento desta linha esta a cargo da ouvidoria do município.

Uma lista com o nome e endereço das empresas que estão dificultando o combate a dengue, foi encaminhado a Promotoria do Meio Ambiente solicitando providências. Em alguns casos Policiais Militares e Bombeiros Militares irão acompanhar os agentes de endemias para que possam realizar o trabalho.

Situação de Emergência - Os órgãos responsáveis estão concluindo a decretação de situação de emergência (Situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um determinado município, estado ou região, comprometendo parcialmente sua capacidade de resposta).