Encontro de representantes das Coordenadorias Municipais em São José dos Pinhais 12/06/2013 - 15:45

Na semana passada (06/06/13), ocorreu o 2º encontro com os representantes dos municípios pertencentes à área de articulação do 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 6ª Coredec, sede em São José dos Pinhais.

O evento foi promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Cedec, juntamento com o 6ª Coredec, a intenção foi proporcionar a a discussão, ambientação e capacitação ao Sistema de Defesa Civil (SISDC).

Durante as atividades pela manhã, os participantes receberam instruções sobre a Normativa nº1, do ministério da Integração Nacional, esta passou a estabelecer os procedimentos e determinados critérios para a decretação de situação de emergência e/ou estado de calamidade pública, visando o reconhecimento por parte do Governo Federal.

No período vespetino, o treinamento foi realizado em um dos laboratórios de informática das Faculdades FAMEC, lá os presentes desenvolveram atividades de forma prática acessando o SISDC, objetivando o correto preenchimento do Formulário de Informações de Desastres (FIDE) e a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE), bem como das demais ferramentas do Sistema.

As intruções foram ministradas pelo Capital Dorico Gabriel Borba e pelo Cabo Sanderson Binhara, integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, esta atividade faz parte do calendário da Cedec e todas as regionais receberam o mesmo treinamento.