Dia Nacional do Voluntariado 03/09/2021 - 16:03

O dia Nacional do Voluntariado foi instituído para valorizar o trabalho daqueles que doam seu tempo em prol da construção de um mundo melhor. 
Em comemoração a esse dia, em nosso Estado, foram realizadas diferentes ações, como capacitação em primeiros socorros, na qual os voluntários receberam informações básicas sobre como agir diante de uma ocorrência que necessite de intervenção inicial até a chegada do resgate. Também foram realizadas visitas aos Grupamentos com a finalidade de aproximar os voluntários da atuação e do ambiente de trabalho dos bombeiros, assim como algumas unidades organizaram ações de doação de sangue.
O grupo de voluntários da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) realizou um treinamento visando a comunicação em situações de emergência. A REER desenvolve atividades essenciais, mantendo a comunicação diante de momentos críticos, complementando ou substituindo os sistemas existentes diante de uma catástrofe. Quando as redes de comunicação falham, a REER monta estações de rádio em locais diferentes e realiza a ligação entre elas de forma rápida e eficaz. Durante os eventos das Águas de Março em 2011, um dos maiores desastres do litoral do Estado, após dias de grande volume de chuvas que provocou grandes perdas materiais e vidas, o grupo de voluntários trabalhou intensamente para manter a comunicação.


CADASTRE-SE – Se você quer ser um voluntário e doar o seu tempo nos auxiliando nas atividades, preencha o cadastro no site da Defesa Civil. Ele é destinado a pessoas e instituições que querem ajudar as vítimas de catástrofes. Dessa forma é possível receber informações sobre treinamentos, atividades e ações.

 

GALERIA DE IMAGENS