Defesa Civil do Paraná participa do 4° Simpósio Municipal de Blumenau/SC 10/07/2019 - 11:32

A prevenção e a gestão de riscos em casos de desastres foram temas abordados ontem (09) no Simpósio Municipal de Defesa Civil de Blumenau e técnicos da Defesa Civil do Paraná estiveram presentes.

O evento integra o Julho Laranja, e foi organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).

Na oportunidade, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM RR Alexandre Lucas Alves, palestrou sobre a Defesa Civil em âmbito nacional. Também foram realizadas palestras sobre a perspectiva social dos desastres e o trabalho do serviço social pela Professora Dr. ª Adriana Soares Dutra e riscos geológicos e a prevenção de desastres pelo Dr. Eduardo Soares de Macedo. Outro destaque do evento foi a palestra do Capitão Bombeiro Filipe Silvano Andrade sobre a experiência na gestão de risco de desastre na atuação de Brumadinho – MG. Ao final da programação ocorreu uma mesa redonda que abordou o Plano de Ação de Emergência das barragens de Santa Catarina e a experiência adquirida no desastre de Brumadinho, com os envolvidos na força-tarefa.

Esses eventos permitem que haja a troca de experiências entre os Estados sobre as situações relacionadas a desastres e às formas de evitar que aconteçam. São abordados, especialmente, projetos e práticas que foram desenvolvidas, de maneira que os esforços sempre sejam focados naquelas que possuem resultados mais expressivos. Isso permite que as ações possam ser focalizadas em projetos que já possuem perspectivas positivas de sucesso.

Para a Defesa Civil do Paraná, olhar para diferentes realidades também abre a possibilidade de abordar as mesmas questões a partir de novos focos, permitindo inovar na maneira de minimizar os impactos causados por desastres. Isso faz com que o Paraná retorne do simpósio com novas perspectivas e novas possibilidades de ação para a mitigação de desastres.

“Defesa Civil Somos Todos Nós”