Defesa Civil do Paraná inicia curso de Sistema de Comando de Incidente para brigada voluntária 25/04/2020 - 10:44

Na próxima segunda-feira, a Defesa Civil do Paraná inicia mais uma turma de formação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). O curso será realizado com a brigada voluntária para  atendimento a emergências ambientais na área do complexo estuarino de Paranaguá, a qual foi desenvolvida a partir de um projeto entre o CEPED/PR (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres) e a APPA (Adminsitração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

Ao todo, serão mais de sessenta pessoas capacitadas no curso, incluindo voluntários, que somam cinquenta pessoas, e responsáveis pela brigada. O curso, que inicia nesta segunda-feira (27) terá duração de quatro semanas, abordando temas essenciais para as equipes que precisam se integrar utilizando o SCI.

É importante ressaltar que, apesar de estar implementando esforços na pandemia do coronavírus, a Defesa Civil Estadual também continua desenvolvendo suas ações voltadas à gestão dos riscos e desastres no Estado, como é o caso desta capacitação.

SCI - O Sistema de Comando de Incidentes é uma ferramenta amplamente utilizada pelas forças de segurança pública de todo país e é também o instrumento oficial de organização de desastres utilizado pela Defesa Civil Estadual.

A ferramenta utilizada para a gestão de incidentes de qualquer magnitude, pequenos ou grandes, permite uma facilidade de integração entre várias instituições durante a resposta ao incidente. Não obstante, para que ela funcione de forma mais eficientes, todas as instituições devem também se capacitar para saber como funciona a ferramenta e conhecer as suas terminologias, de modo que a integração no momento da emergência seja mais rápida, motivo pelo qual a Defesa Civil Estadual investe na capacitação das pessoas para conhecer a ferramenta.

“Defesa Civil somos todos nós”