Defesa Civil assina Termo de Cooperação para uso de tecnologia japonesa 18/12/2020 - 21:32

Nesta sexta-feira, 18, foi firmado o Termo de Cooperação entre a Defesa Civil Estadual, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – Simepar, e a empresa Japonesa do JRC para aplicação de tecnologia japonesa no monitoramento meteorológico.
A assinatura do convênio permitirá a continuidade de operação do radar banda X da empresa japonesa, que produz informações meteorológicas para a região metropolitana de Curitiba. As informações são coletadas e entram também na base de informações do Simepar, que servem de base para a emissão de alertas pela Defesa Civil Estadual. Com essas informações, a Defesa Civil Estadual pode identificar melhor as situações meteorológicas que possam causar desastres e emitir informações prévias tanto para as Defesas Civis municipais quanto para a população, através do sistema de Alertas por SMS.
“Este tipo de radar tem uma resolução melhor, o que permite identificar melhor os núcleos de chuva e emitir os alertas necessários. Isso significa maior qualidade na informação da Defesa Civil Estadual e, consequentemente, um serviço melhor para a população paranaense”, afirmou o Tenente-Coronel Mello, Coordenador Executivo da Defesa Civil.

TECNOLOGIA - A aplicação de tecnologia e inovação é uma das metas do Governo do Estado, que procura identificar as melhores práticas e aplicá-las para tornar mais rápidos e eficientes os serviços prestados à população.
A Defesa Civil do Estado, da mesma forma, busca melhorar seus sistemas internos para garantir uma agilidade maior nos processos à população, tendo, durante este ano, realizado melhorias no SISDC, o Sistema Informatizado da Defesa Civil, para agilizar todos os processos de inserção de informações, buscas e relatórios, além de integrar outras bases de informação que facilitam a identificação de desastres. É por meio desse sistema que as defesas civis locais informam os danos e prejuízos decorrentes de desastres e solicitam apoio ao Governo do Estado.

ALERTAS SMS – Neste ano foram emitidos 472 alertas por meio da ferramenta de alertas por SMS, resultando em mais de 34 milhões de SMS enviados.
Para a emissão dos alertas a Defesa Civil Estadual se baseia em informações meteorológicas provenientes do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) e de outras agências de meteorologia que subsidiam a possibilidade de ocorrência de alertas de eventos extremos que tem potencial para causar desastres.
É importantíssimo ressaltar que os alertas podem ser recebidos gratuitamente pela população, sendo necessário apenas cadastrar o celular. Para tanto, deve-se mandar do celular um SMS com o número do CEP endereçado para 40199. Logo após o usuário receberá uma confirmação do cadastro e passará a receber os alertas diretamente no celular.