Defesa Civil Estadual auxilia na coleta de resíduos sólidos na campanha realizada pela Sedest 21/09/2020 - 16:02

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no último sábado (19), a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo recolheu resíduos sólidos de 12 secretarias estaduais e autarquias. Foram recolhidas roupas, pilhas, lâmpadas, além de remédios vencidos, eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de escritório e óleo de cozinha.
A Defesa Civil Estadual, por sua vez, com a ajuda de seus colaboradores participou na arrecadação da campanha realizando a entrega de um grande volume de materiais.
“Quando se trata de ajudar o próximo, a Defesa Civil já tem bastante experiência e amor pelo que faz. E para ajudar nosso planeta retirando aquilo que não utilizamos mais e que pode afetar o meio ambiente nos dedicamos ainda mais. Foi muito satisfatório participar desse Campanha da Sedest”  disse o Tenente-Coronel Fernando, Coordenador Estadual da Defesa Civil.
O que foi coletado são resíduos que normalmente as pessoas não sabem como destinar e que, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.
CAMPANHA - O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) surgiu na Estônia em 2008. O objetivo do movimento é mobilizar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, com foco na conscientização para o correto descarte de resíduos sólidos.
Devido à pandemia do coronavírus, este ano a campanha tem como lema #eucuidodomeuquadrado, com ações individuais em casa. Pensando nisso, a Sedest mobilizou as Secretarias de Estado e autarquias para recolherem de seus funcionários os resíduos sólidos.
Na entrega dos resíduos sólidos, a Defesa Civil recebeu mudas de árvores frutíferas que foram entregues aos colaboradores, que realizarão o plantio em suas residências.
“Que campanha valiosa, troca de resíduos sólidos por árvores é o que precisamos, menos lixo e mais ar puro, precisamos dessa consciência e ficamos gratos à Sedest por nos permitir participar” disse o Major Mello, Coordenador Executivo da Defesa Civil.
                                                                      “Defesa Civil Somos Todos Nós”