DEFESA CIVIL FORTALECE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA A SEGURANÇA DE BARRAGENS 03/03/2021 - 19:05

Entre os dias 22 de fevereiro a 05 de março, a geóloga da CEDEC-PR, Fabiane Acordes participa de um curso intensivo de modelagem hidrodinâmica em barragens, organizado pela Geometrisa. O objetivo é promover o aprimoramento e intercâmbio de ações entre a iniciativa privada e o poder público nas ações de preparação e resposta envolvendo acidentes com rompimento de barragens. O treinamento permite essa troca de informações e também o desenvolvimento de habilidades voltadas à modelagem hidrodinâmica.
    De acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), instituída pela lei nº 12.334/10, alterada pela lei nº 14.066/20, cabe ao empreendedor, em articulação com os órgãos de proteção e defesa civil, adotar medidas de mitigação dos danos e impactos sobre a população e o ambiente, situados próximos a esses empreendimentos, em caso de danos e riscos nessas estruturas. Isso é estruturado, formalizado e operacionalizado através do Plano de Ações Emergenciais (PAE) que deve dialogar com o Plano de Contingência Municipal (PLANCON).
    O curso conta com atividades de escritório, envolvendo a utilização de softwares específicos, para avaliação de manchas de inundação, além de saídas de campo – como a realizada nas Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e de Três Irmãos.
        Na última sexta-feira (26/02), a geóloga também visitou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ilha Solteira, para conhecer a estrutura e o funcionamento da Defesa Civil Municipal, especialmente suas ações voltadas à segurança da população que mora nas proximidades de barragens. A recepção foi feita pelo Secretário de Segurança e Trânsito, Renato Augusto Alves, que apresentou a estrutura da Defesa Civil que conta com centro de monitoramento, recursos humanos e materiais prontos para atendimento da população em situações de desastre, incluindo a previsão de realização de simulados de evacuação em caso de emergências envolvendo colapso ou rompimento da barragem de Ilha Solteira.

COMITÊ DE BARRAGENS – O Estado do Paraná conta com um comitê instituído desde 2018, com a participação várias agências envolvidas com a segurança de barragens que visam desenvolver protocolos, medidas e ações que possam garantir a segurança destas estruturas no Paraná. Atualmente o comitê é regulado pelo Decreto nº 5.670 de 14 de setembro de 2020.