Curso Operacional de Defesa Civil - 6ª COREDEC
27/07/2011 - 15:20

..

Oficiais do Corpo de Bombeiros ministraram nos dias 20 e 21 de julho de 2011 na cidade de Araucária um Curso Operacional de Defesa Civil para agentes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) de seis municípios da região metropolitana (Araucária, Contenda, Quitandinha, Campo do Tenente, Rio Negro e Lapa).

Os agentes tiveram aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros e combate a incêndio. As aulas de combate ao fogo foram realizadas em um campo profissional equipado com tanques de combustível e simulador de ambiente confinado.

Os profissionais receberam orientações de combate a incêndio com os extintores de água, pó químico e gás carbônico. Também foram abordados os tipos de equipamentos de proteção individual.

O coordenador da Defesa Civil de Araucária, André Nogueira Neto, diz que o treinamento foi um pedido das COMDECs que foi atendido e que irá ajudar bastante no trabalho que desempenham. "Precisamos estar preparados, saber como agir, saber os primeiros procedimentos a serem adotados até a chegada do Corpo de Bombeiros e até mesmo para usarmos em atividades de prevenção e orientação", diz.

O coordenador operacional da COMDEC de Campo do Tenente, Vitor Leopoldo Werner, considera que valeu a pena ter vindo para Araucária fazer o curso. "Foi muito bom, aprendemos sobre os equipamentos corretos no combate a incêndio, como manusear extintores e quais os tipos que devem ser utilizados para cada situação", comenta Werner.

O Comandante do 2º Subgrupamento do 6º Grupamento de Bombeiros, Capitão QOBM Dimas Menegatti, conta que este tipo de capacitação pode render um apoio maior das Guardas Municipais em algumas ações de emergências. "As Guardas Municipais têm a possibilidade de nos ajudar em algumas situações específicas, mas isso para o futuro precisaria de um ato regulamentando essa parceria, treinamento e equipamentos", relata.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araucária