Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Paranaguá apresenta Plano de Contingência para enfrentamento de desastres
13/02/2012 - 08:46

Na última terça feira, dia 07 de fevereiro, a COMDEC de Paranaguá apresentou à 8ª COREDEC/Litoral o Plano de Contingência para Desastres – 1ª Edição.

Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Paranaguá, Secretário Paulo Emmanuel do Nascimento Júnior, o plano é fruto de extenso trabalho de pesquisa e revela todo o aprendizado absorvido pela COMDEC Paranaguá em função dos vários cursos e palestras assistidas nos últimos anos, bem como a experiência acumulada em vários eventos, tais como as fortes chuvas que assolaram o litoral do Paraná em Março de 2011.

Por parte da 8ª COREDEC, acompanharam a apresentação o Tenente Coronel QOBM Edemilson de Barros, Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) e Coordenador Regional de Defesa Civil, o Major QOBM Edson Oliveira Avila, Subcomandante do 8º GB, e o Capitão QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto, Coordenador Regional Adjunto de Defesa Civil. Todos ficaram bastante impressionados com a relevância do plano e seu nível de detalhamento. O Comando do 8º GB informou que o plano vai ao encontro do planejamento operacional da unidade, devendoser imediatamente incorporado ao banco de dados instalado na nova Central de Operações do 8º GB em Paranaguá que, por sua vez, está integrada à já instalada Sala de Gerenciamento de Desastres – 8º GB.

O plano traz, dentre outras, as seguintes informações: conceitos gerais, definição de abrigos, definição de pontos de reunião, cadastro dos Líderes Comunitários, integração ao Sistema de Comando em Operações (SCO), relação nominal e contato de pessoas consideradas importantes para cada evento e recursosalocados (Ex. maquinário), diferenciação de risco por área (urbana e rural), etc.

Já sendo de aprovação do Prefeito Municipal de Paranaguá, José Baka Filho, o plano será agora analisado pelo 8ª COREDEC que poderá sugerir melhorias. Estando finalizado, será então apresentado às demais Coordenadorias Municipais do Litoral e CEDEC.