Comitê Integrado de Combate a seca "Rio Grande do Norte" – Participação do Paraná. 30/07/2012 - 08:54

O Estado do Paraná esta apoiando esta ação do Governo Federal, através de Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que viabilizou este apoio às atividades no período de 24 de julho a 06 de agosto, com o deslocamento Maj. QOBM Fernando R. Schunig até o Estado do Rio Grande de Norte.

Esta atividade consiste na realização de reuniões com gestores dos municípios e áreas rurais afetados pela seca, que em todo o estado somam 139 em Situação de Emergência já reconhecidos, com o intuito de obter informações ligadas ao fenômeno da estiagem e seca, destacar a importância do Comitê Integrado de Combate à Seca, sua finalidade e competências, tanto no âmbito federal e estadual.

Também, sobre a importância da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, sua criação por lei, suas atribuições no período de normalidade e anormalidade e, ainda, sobre a necessidade de se levantar e mapear ameaças e riscos, visando à confecção do plano de contingência.

Esclarecimentos quanto às legislações que norteiam o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Bolsa Estiagem, Seguro Safra, Carros Pipa e Cartão Pagamento de Defesa Civil.

O objetivando de forma indireta é despertar naqueles Coordenadores Municipais de Defesa Civil os resultados benéficos ao estudo do cenário antecipado e o valor da informação tempestiva, precisa e fidedigna, para que as ações de Defesa Civil surtam seus efeitos de forma eficiente, eficaz e efetivas.

Responsável pela informação
Maj. QOBM Fernando R. Schunig