Chuva e Vendaval na cidade de Marilândia do Sul 01/11/2011 - 09:44

O municipio de Marilândia do Sul, no dia 29 de Outubro (Sábado último), foi atingido por um forte vendaval e concomitante chuvas, ocasionando quedas de árvores sobre a rede de energia elétrica, obstrução de vias, destelhamento de residências e barracões, além de danificação de estruturas, tanto na área urbana quanto na área rural.
Segundo informações do Instituto Tecnológico SIMEPAR, em relação à chuva o acumulado do dia foi de 36,6 mm com pancada de chuva as 17h15min de  18,4 mm. A precipitação média de chuva para esta região no mês de outubro, de acordo com o livro de cartas climáticas do  IAPAR, varia entre 125 e 150 mm no mês.
Embora esse grande volume de precipitação em curto espaço de tempo, a chuva não teria sido o fator principal dos incidentes.
O principal fator que desencadeou os danos foram os ventos, os quais atingiram velocidade máxima de 85.68 Km\h as 17h00min e mínima de 53,28 Km\h às 17h45min.
Com o  preenchimento do Avadan, poderemos realmente ter o dimensionamento real dos danos. A 13ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Marilândia do Sul, iniciaram os levantamentos e prenchimentos dos formulários necessários.
Os órgãos oficiais se mobilizaram buscando atender o mais rápido, de maneira eficiente e organizada a população.
Mas uma coisa muito importante aconteceu, a própria população já estava trabalhando e ajudando prestando auxílio mútuo, como já era de se esperar.
Essa molbilização da comunidade faz valer o lema : "Defesa Civil  somos todos  nós".

Responsável pelas informações: 8ª Seção de Estado Maior do 4º SGBI