CORPO DE BOMBEIROS - 8ª COREDEC CONCLUI SIMULADO COM SUCESSO:MÉRITO DOS ÓRGÃOS E DA COMUNIDADE QUE PARTICIPOU
19/08/2011 - 15:50

     Uma retroescavadeira, operando indevidamente em um terreno onde passam tubulações utilizadas para escoamento de combustíveis líquidos, não procura orientações das empresas responsáveis pela região antes de efetuar o trabalho e acaba atingindo uma tubulação, resultado: uma fissura de 15 cm² e mais de 120 libras/polegada² de pressão de gasolina jorrando para todos os lados. Seria um cenário muito crítico se não fosse o escopo do simulado realizado ontem em Alexandra, Paranaguá. Mais de 60 agentes de vários órgãos atuaram no simulado, cada um dentro de sua incumbência, permitindo que o falso sinistro fosse solucionado o quanto antes, evitando a exposição da população e resgatando as vítimas atingidas pelo suposto acidente.
    Contendo várias frentes de treinamento, o objetivo deste simulado era fazer todos os órgãos participantes treinarem e instruirem seus agentes, além de preparar a comunidade para agir numa situação como aquela, mesmo que haja uma chance remota de acontecer. A Transpetro, idealizadora do evento, implantou, logo ao lado da tubulação real, uma tubulação semelhante para que fosse realizado todo o treinamento com o máximo de veracidade. Sendo assim, houve operadores de máquinas que simularam possíveis vítimas do acidente, moradores com possível intoxicação pelo vazamento, treinamento de prevenção com aplicação de espuma no combustível, efetuação de reparos na tubulação, entre outras atividades.
      Ao mesmo tempo, o objetivo principal estava sendo atingido pelos órgãos da Defesa Civil do Município. Mais de 95 pessoas foram evacuadas da região próxima ao acidente, trabalho que durou cerca de 40 minutos, sendo feito cadastramento dos moradores e encaminhamento ao abrigo. Toda a coordenação do simulado foi feita a partir do Posto de Comando do Corpo de Bombeiros. Um ônibus, contando com uma estrutura de comando, preparada para permanecer vários dias em uma ocorrência, foi empregado para receber todos os coordenadores dos órgãos que estavam atuando. Ao passo que o simulado acontecia, todas as ações iam sendo registradas e estas orientavam os próximos passos das equipes de intervenção, determinados a partir do Posto de Comando.
    Mais uma vez a união foi o valor gerador de proteção e segurança à população. Com o apoio da Petrobrás, Transpetro, IAP, IBAMA, Defesa Civil e Guarda Municipal de Paranaguá e Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros pode atuar brilhantemente e melhorar suas técnicas operacionais. Visando o aprimoramento, novos simulados virão e sempre estarão focados em prestar o melhor atendimento à comunidade.

GALERIA DE IMAGENS