COORDENADOR ESTADUAL DA DEFESA CIVIL DO PARANÁ PARTICIPA DE DEBATE FEDERAL SOBRE MEDIDAS VOLTADAS A CALAMIDADES 10/04/2024 - 17:59

Na tarde desta quarta-feira (10), a Comissão Especial de Auxílio a Desastres e Calamidades Federais do governo federal realizou uma reunião de debate com os Coordenadores Estaduais dos principais estados afetados por grandes desastres em 2013.

A proposta do chamamento foi discutir assuntos voltados à proteção da população, como o sistema de alertas e a destinação de recursos de auxílio, como os que a união envia em caso de situação de emergência ou calamidade pública. Um dos pontos discutidos foi a perspectiva de implementação e aplicação da tecnologia cell broadcasting para o envio de alertas, sistema que deve ser testado nos próximos meses para verificar a performance do sistema. O sistema é muito aguardado, mas ainda causa preocupações com relação à sua implementação.

Este foi um dos pontos apresentados na fala do Coronel Fernando Schunig, Coordenador Estadual da Defesa Civil do Paraná, que vislumbrou a necessidade de preparação, por exemplo, de escolas e hospitais para a situação de alertas severos que sejam enviados à população. Ele também pontuou a importância da questão climática e a necessidade de preparação prévia dos estados pelo agravamento dos desastres que tem acontecido. Outro ponto enfatizado foi a necessidade de modernização e revisão da legislação vigente, de forma que as ações e recursos sejam mais eficientes no atendimento à população.

A reunião também foi um momento para a apresentação de boas práticas dos participantes e apresentação das dificuldades e necessidades regionais, cada um demonstrando a sua realidade peculiar.

Participantes: PEDRO HENRIQUE CORREA TEIXEIRA, Gestor de Políticas Públicas do Estado do Acre; Tenente Coronel QOBM/Adm. MOISÉS PEREIRA DE MELO, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas; Cel. BM FRANCISCO FERREIRA MÁXIMO FILHO, Secretário-Executivo da Defesa Civil do Amazonas; Cel. BM AUREO BUZZATO, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espirito Santo; Cel. BM CÉLIO ROBERTO PINTO DE ARAÚJO, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão; Cel. PM CARLOS FREDERICO OTONI GARCIA, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais; Cel. BM FERNANDO RAIMUNDO SCHUNIG, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná; Coronel LUCIANO CHAVES BOEIRA, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul; Cel. BM LEANDRO SAMPAIO MONTEIRO, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio de Janeiro; SÓSTHENES TAVARES DE MACÊDO ALMEIDA, Diretor-Geral da Defesa Civil de Salvador; Cel. BM FABIANO DE SOUZA, Secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina; Cel. PM HENGUEL RICARDO PEREIRA, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.