Atualização Profissional do SISDC para Coordenadorias Municípais de Defesa Civil. 26/09/2011 - 17:40

A 9ª COORDENADORIA REGIONAL DE DEFESA CIVIL REALIZOU NO DIA 23 DE SETEMBRO CURSO BÁSICO DE SISTEMAS DE DEFESA CIVIL – SISDC, DIRECIONADO PARA AS COMDECS DE SUA ÁREA

A 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realizou no último dia 23 de setembro de 2011 nas dependências do Instituto Federal do Paraná no município de Foz do Iguaçu, o Curso Básico de Sistemas de Defesa Civil – SISDC. O curso foi planejado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, e ministrado pelas próprias COREDECs. O treinamento prático realizado iniciou-se às 08h30min e terminou às 17h30min e procurou orientar os Coordenadores Municipais de Defesa Civil e seus auxiliares sobre a avaliação e o preenchimento correto dos documentos quando ocorrerem desastres em seus municípios, como preenchimento da “NOPRED” (Notificação Preliminar de Desastre) e “AVADAN” (Avaliação de Danos), decreto de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública e “DEMAT”, Declaração Municipal de Atendimento Emergencial.

Com o término do curso, os participantes estão preparados para fazer a avaliação e o preenchimento das documentações necessárias frente a eventuais desastres naturais na circunscrição de seus respectivos municípios, provocados por intempéries ou mesmo aqueles ocasionados pelo homem.

Oito dos dez municípios pertencentes a 9ª COREDEC enviaram seus representantes: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Matelândia.

2º Sgt. Reinaldo Rodrigues de Oliveira,
Auxiliar da B/8 do 9º GB.