Atividades desenvolvidas pela 11ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil na Semana Nacional de Redução de Desastres. 18/10/2011 - 09:50

A 11ª COREDEC, sediada em Pato Branco, realizou várias atividades durante a semana, a fim de orientar a população em geral sobre a importância da Defesa Civil visando a construção de uma sociedade mais preparada no enfrentamento de desastres, bem como assimilar informações que possam ajudar na diminuição e prevenção de ocorrências envolvendo eventos adversos

Foram ministradas oficinas em escolas de toda a área de atuação da 11ª COREDEC, com o tema Cidades Mais Seguras, conferência diária de materiais das SBs e PBCs com exposição de viaturas e materiais em locais de grande fluxo de pessoas, com a entrega de panfletos com orientações sobre o tema, simulado de evacuação de salas de aula em caso de eventos adversos e reunião com voluntários cadastrados no SISDC.

No dia 10, segunda-feira, foram ministradas palestras no Colégio Estadual de Pato Branco, Escola Municipal Marcelino Pontes e Colégio Estadual João XXIII, os dois últimos em Clevelândia.
 Palestra em Clevelândia.

Palestra em Pato Branco

No dia 11, terça-feira, foram ministradas palestras nos Colégios CAIC e Sebastião Paraná, no municipio de Palmas.

No dia 13, quinta-feira, foram ministradas palestras na Escola Municipal Irmão Izidoro Dumont e no Colégio Estadual Castelo Branco, ambos em Itapejara do Oeste.
Palestra em Itapejara do Oeste

No dia 14, sexta-feira, foram ministradas palestras nas Escolas Municipais Ulisses Guimarães e Presidente Kennedy, ambas em Coronel Vivida.

Ao final de todas as palestras foi realizado um simulado de evacuação do estabelecimento de ensino.

Durante toda a semana, as guarnições de serviço das Seções de Bombeiros e Postos de Bombeiros Comunitários realizaram a conferência diária de materiais em locais de grande fluxo de pessoas, com a entrega de panfletos com orientações sobre o tema.

Para finalizar, ainda no dia 14 foi realizada uma reunião com os voluntários do municipio de Pato Branco cadastrados no SISDC, onde foi abordado a importância do voluntariado, sendo discutido com os mesmos, onde o voluntário pode atuar em auxílio à Defesa Civil nas quatro fases de atendimento, com ênfase na prevenção e resposta. Ficou definido um calendário Bimestral de reunião e instrução com os voluntários, bem como uma maior divulgação do voluntariado com intuito de buscar novas pessoas tornando mais forte a ação dos voluntários junto a Defesa Civil. Após a reunião os voluntários participaram de uma instrução envolvendo o emprego da tirolesa, juntamente com os Bombeiros Militares de Pato Branco, sendo ao final das atividades servido um café da manhã.

Reunião com Voluntários

Responsável pela informação e divulgação
Cap. QOBM Alecsander Aparecido Dornelas
B/8 do 2º SGBI