Ações de combate a dengue na região Norte 11/02/2021 - 17:21

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, uma ação contra a dengue tomou conta da microrregião de Goioerê, no norte do Estado. Os municípios de Goioerê, Quarto Centenário, Janiópolis, Farol, Boa Esperança e Rancho Alegre d’Oeste realizaram mutirões para identificar potenciais focos do mosquito e eliminá-los. Com o apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a mobilização envolveu diversas estruturas das prefeituras, em especial as Secretarias Municipais de Saúde, que ficaram com a responsabilidade de organização da ação a nível local.

A força-tarefa foi aos imóveis, realizando a orientação sobre os malefícios da dengue e como as pessoas poderiam identificar e eliminar possíveis focos. É importante citar a participação dos Prefeitos, que se envolveram ativamente, colocando toda a estrutura do município à disposição da ação, como agentes de endemias, agentes comunitários, profissionais de serviços gerais da prefeitura, vigilância sanitária e pessoal da epidemiologia, além de contar com o apoio das instituições de estado, apoiando e dando força à ação.

A população dos municípios também apoiou com atitudes de eliminação de focos, para evitar a proliferação da doença no município. É a atitude de todos de forma integrada que garante a segurança da comunidade.

RESULTADOS - O resultado dos dias de atividades é expressivo: ao todo foram mais de 120 pessoas envolvidas nas ações, 3200 imóveis vistoriados e 25 caminhões com resíduos recolhidos. Ações de preventivas como a que ocorreu auxiliam para que a doença não se prolifere. No ano passado, o Estado passou por um grande surto de dengue, sendo essencial que ações como a que ocorreu sejam recorrentes nos municípios.

" Defesa Civil somos todos nós"