AÇÂO DE COMBATE À DENGUE EM SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS 06/04/2015 - 11:56

Nos dias 27 e 30 de março de 2015, a 4ª CORPDEC por meio do 2ºSGB/4ºGB – Toledo, a convite da COMPDEC, participou de ação conjunta de combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, denominado “Município Intensifica Ações de Combate à Dengue”, no município de São José das Palmeiras.

A ação contou com o envolvimento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, 4ª Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – 4ª CORPDEC, Vigilância Epidemiológica, Assessoria de Imprensa do município e Secretarias Municipal de Saúde, Obras e Educação.

No dia 27 foram realizadas ações de esclarecimento à população através da rádio comunitária, equipes visitaram os imóveis considerados pontos estratégicos pelo setor de epidemiologia do município, orientando os responsáveis, distribuíram panfletos e sacos para lixo em todos os imóveis da cidade a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito.

No dia 28 iniciou-se um arrastão no bairro onde estão os casos de dengue confirmados por laboratório, além das ações de protocolo do setor de endemias, visitas aos locais considerados críticos. Foram expedidas 8 notificações e em caso de reincidência serão lavrados auto de infração, conforme legislação municipal.

A operação prossegue até que o índice de infestação esteja dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde.