9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil em ação na VII Semana Nacional de Redução de Desastres 14/10/2011 - 17:44

Para fazer cumprir o Decreto de 26 de setembro de 2005, que institui a Semana Nacional de Redução de Desastres, de cunho eminentemente educativo-informativo, a ser comemorada na segunda semana de outubro de cada ano, a 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil colaborou para “aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco”.

Coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em 2011 a Semana Nacional de Redução de Desastres teve início no dia 10 e se estenderá até amanhã (15/10), contando com a realização de diversas atividades, com destaque para o envolvimento dos voluntários cadastrados no Sistema de Defesa Civil, o SISDC.

Nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Foz do Iguaçu, foram realizados encontros em colégios, universidades e prefeituras, nos quais alunos e servidores puderam conhecer a realidade da defesa civil, bem como as ações do Corpo de Bombeiros.

Em Foz do Iguaçu, voluntários cadastrados no site da Defesa Civil do Estado do Paraná compareceram para uma reunião na qual foram abordados assuntos relevantes como a atuação da defesa civil, quem faz parte da defesa civil, a estrutura da defesa civil nos âmbitos nacional, estadual e municipal, além de reforçar aos participantes a fundamental importância do serviço voluntário em situações de desastres.

Em Santa Terezinha de Itaipu, cerca de 20 servidores da prefeitura, incluindo secretários municipais, assistiram à palestra comemorativa à Semana Nacional de Redução de Desastres. Já na cidade de Medianeira, aproximadamente 30 acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná puderam ter suas dúvidas esclarecidas com a palestra ministrada. Nas outras cidades citadas, as palestras nos colégios abrangeram cerca de 500 alunos do ensino médio.

Tal evento também vem de encontro com as comemorações alusivas ao aniversário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar que, no dia 08 de outubro, completou 99 anos de existência dedicada a salvar e proteger cidadãos e seus bens, como dito no lema repetido por anos em nossa instituição quase centenária: “Vidas alheias, riquezas a salvar”.

Asp. Of. BM Ivna Caroline Dias
Aux. B/8 do 9ºGB