9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil efetua fiscalização no transporte rodoviário de produtos perigosos 28/10/2011 - 16:18

A 9ª COREDEC em parceria com representantes da Polícia Rodoviária Federal, 9º Grupamento de Bombeiros, da Polícia Ambiental – Força Verde, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Santa Terezinha de Itaipu, SEST/SENAT, DNIT, 9º Regional de Saúde, Vigilância Sanitária de Santa Terezinha de Itaipú, SANEPAR e Concessionária ECOCATARATAS promoveram neste dia 28 de outubro de 2011 uma intensa fiscalização nos veículos que transportam produtos perigosos pelas estradas da região. O Posto da Policia Rodoviária Federal localizado no município de Santa Terezinha de Itaipu, serviu de base para os agentes fiscalizadores que atuaram na Rodovia Federal BR 277 em ambos os sentidos.

O principal objetivo da fiscalização é o de garantir a segurança à população e evitar que ocorram acidentes envolvendo produtos perigosos, como explosivos, gases líquidos inflamáveis, substâncias oxidantes, tóxicas, infectantes, corrosivas e materiais radioativos, transportados de maneira irregular perante a legislação, por pessoas desqualificadas em veículos que não tenham condições de trafegar.

No ato da fiscalização são conferidos pelos agentes os documentos relativos ao transporte, tais como:
  -Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte;
  -Documento original, válido, que comprove a realização do curso Movimentação e Operação de Produtos Perigosos – MOPP;
  -Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos – CIPP;
  -Documento Fiscal relativo a carga transportada;
  -Licença Ambiental;
  -Declaração de carga emitida pelo expedidor contendo informações sobre o produto perigoso transportado.

As irregularidades encontradas foram alvos de notificação e orientações para adequação à legislação pertinente.

Cap. QOBM Edson Leonel Rodrigues
Oficial Adjunto da 9ª COREDEC