9ª CORPDEC realizou fiscalização em empresas de Foz do Iguaçu 10/03/2015 - 08:23

Devido às características exclusivas, traduzidas sobretudo no alto risco para as pessoas e ao meio ambiente e também  ao elevado crescimento das indústrias químicas e sua especialização, a 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, novamente congregou esforços para a realização de uma fiscalização em depósitos, armazenamentos e revendas de produtos perigosos no município de Foz do Iguaçu.

Foram fiscalizadas  cinco empresas, dentre estas, comércio de fogos de artifícios, distribuidoras de GLP e postos de combustíveis. As averiguações consistiram basicamente em instalações de armazenagem, equipamentos de segurança, documentação geral de funcionamento e outras.

Esta fiscalização tem como principal objetivo prevenir, reduzir e controlar de forma sistêmica atividades de produção, armazenamento, transporte e manipulação de produtos perigosos e também proporcionar o constante aperfeiçoamento da atividade na área limítrofe do Estado do Paraná.

A fiscalização é uma ação conjunta de diversos órgãos públicos, tendo por base o cumprimento do Decreto Estadual n.º 7.117 de 28 de Janeiro de 2013, dentre os quais podemos citar: 9ª CORPDEC, 6ª SDP/Polícia Civil/ funrespol, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu através da Secretaria da Fazenda, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Polícia Ambiental (5ª CIA)  e Vigilância Sanitária Estadual através da 9ª Regional de Saúde.