9ª COREDEC reúne representantes de COMDECs para capacitação 26/03/2012 - 09:41

No dia 20 de março de 2012, no Posto de Bombeiros da Vila A, sede do 1º SGB do 9º Grupamento de Bombeiros, foi realizada uma apresentação referente ao Cartão de Pagamento da Defesa Civil, CPDC, com os Coordenadores Municipais de Defesa Civil da 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, bem como o treinamento no SISDC, realizado no laboratório de informática do Instituto Federal do Paraná.

O CPDC criado no Decreto nº 7.505 de 4 de agosto de 2011, é um meio de pagamento específico para ações de defesa civil, que proporciona mais agilidade, controle e transparência dos gastos à Administração Pública. É destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais estabelecidas no Decreto nº 7.257.

O representante da Defesa Civil da cidade de Foz do Iguaçu, o Guarda Municipal Vandro Cezar Arenhardt, ressaltou ao final da tarde de treinamento que “a participação nesses treinamentos é de grande importância para que possamos trabalhar de maneira uniforme com os profissionais de todos os outros municípios do Estado do Paraná e em harmonia com o Corpo de Bombeiros na função de Defesa Civil. Também é importante ressaltar que com essa capacitação estaremos aptos a informar as demais autoridades participantes da COMDEC sobre danos causados no município em decorrência de eventos adversos”.

Participaram das atividades representantes das COMDECs dos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Helena.

Asp. Of. BM Ivna Caroline Dias,
Of. Aux. da 8ª Seção do 9º Grupamento de Bombeiros.