8º Grupamento de Bombeiros faz atendimento técnico em ocorrência com Produtos Perigosos. 05/04/2013 - 16:56

Bombeiros de Paranaguá (1º SGB/8º GB) deram atendimento emergencial, dia 04 de abril, em vazamento de Produto Perigoso na empresa
Terminal de Containers de Paranaguá (TCP). Ao que tudo indica, um recipiente intermodal contendo o produto nº ONU 2821 (Solução de Fenol - tóxico) pode ter apresentado, por algum motivo técnico, aumento de pressão e temperatura interna provocando o acionamento de válvula de segurança que acabou lançando uma nuvem na atmosfera local. 

Acionado o Corpo de Bombeiros, várias guarnições, comandadas pelo Asp. Of BM Padilha, deslocaram-se ao local para as medidas de controle e minimização. Com o apoio da viatura Auto-Hidro-Químico (AHQ) estabeleceu-se um Posto de Comando (PC) em área segura e fez-se o isolamento da área conforme protocolo.

Na sequência, uma dupla de bombeiros treinada para emergências químicas (Nível Técnico) adentrou a área isolada (Zona Quente) para avaliação direta do contêiner. Após verificar que não havia mais vazamento e que a temperatura de voltara aos padrões normais, a dupla de intervenção informou o PC que a situação estava sob controle. Na sequência, o Comando da operação decidiu manter o perímetro de isolamento até a chegada de técnicos da empresa responsável pelo container. 

Importante destacar que o Mapeamento de Risco de Produto Perigoso (PP) em Paranaguá, anteriormente produzido, funcionou perfeitamente, na medida em que todas as informações (localização georeferenciada da empresa, telefones de contato, Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ, etc.) já estavam disponíveis.

Cap. QOBM Emmanuel.
Of. B/3, B/5 e B/8 - 8º GB