8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realiza reunião com COMDECs do Litoral 26/03/2012 - 09:51

No dia 23 de março, no quartel do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, Nilson Neves, foi realizada reunião com todas as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) do Litoral do Paraná. A reunião foi organizada pelo Coordenador Regional de Defesa Civil e pelo seu Coordenador Adjunto, respectivamente, Tenente-Coronel QOBM Barros e Capitão QOBM Emmanuel.

O objetivo principal da reunião foi avaliar a evolução das COMDECs quanto às ações de cadastramento de abrigos e locais de armazenagem de suprimentos e donativos. A reunião também visou a organização dos trabalhos seguintes a serem desenvolvidos, e, para tanto, foi preparada uma apresentação geral para explicar as preocupações no constante a esta organização da Defesa Civil no Litoral do Paraná e a como ela deve acontecer com base nos preceitos sistematizados do SCO – Sistema de Comando em Operações.

Desta forma, definiu-se como próxima etapa a ser cumprida o mapeamento das comunidades localizadas nas Áreas de Atenção (áreas sensíveis do ponto de vista da Defesa Civil), discriminando todas as famílias alocadas nestas áreas. Destaca-se que o número de áreas catalogadas alcança 125 no Litoral do Paraná e que este cadastramento de comunidades será desenvolvido de acordo com critérios de prioridade, de acordo com as intensidades dos incidentes observados.

Além da presença dos integrantes das COMDECs, chamou a atenção o fato de contarmos com a presença de pessoas da comunidade com intenção de operacionalizar NUDECs – Núcleos de Defesa Civil –, nos fazendo refletir sobre a evolução da Defesa Civil, principalmente após o evento designado como Águas de Março, acontecido em 2011.

Com a integração da comunidade em si no Sistema de Defesa Civil, este evolui de tal forma que a integração e a coordenação dos órgãos e da sociedade se tornam inerentes. Como diz o slogan – “Defesa Civil Somos Todos Nós” –, e, para realmente ser, é preciso consolidar as ações como proposto pelos idealizadores do encontro.

Asp. Of. BM Marcos Vidal da Silva Júnior
Oficial de Comunicação Social do 8º GB