6º Grupamento de Bombeiros inaugura o Curso de Socorristas 2011 04/08/2011 - 15:50

Na manhã do dia 02 de agosto de 2011, houve no 6º Grupamento de Bombeiros a aula inaugural do Curso de Socorristas 2011, com previsão de término em 19 de outubro do mesmo ano, contando com a carga horária de 465 horas/aula, tendo como as principais disciplinas: Anatomia e Fisiologia humana, Atendimento inicial de vítimas de trauma, imobilizações de fraturas, biossegurança, remoção de vítimas, tratamento de hemorragias.

6 GB

Curso Socorristas 2011 do 6º GB é composto por:
21 militares bombeiros, entre eles Cabos e Soldados;
02 militares do Exército pertencente ao 5º GACAP;
02 militares da PM pertencente ao 17° Batalhão de Polícia Militar
03 Guardas municipais de São José dos Pinhais;
02 agentes do SAMU;
Totalizando 30 alunos.

6 GB

O SIATE (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) teve início em 26 de maio de 1990 (21 anos), em Curitiba PR.
Sua implantação no Município de São José dos Pinhais foi no ano de 1996, portanto, há 15 anos funcionando em São José dos Pinhais, realizando neste período em torno de 30.000 atendimentos.
     O primeiro Curso de Socorristas realizado pelo Corpo de Bombeiros em São José dos Pinhais foi no ano de 2002.
   O Serviço está instalado no Corpo de Bombeiros contando com viaturas Auto Ambulâncias (Unidades de Suporte Básico e Avançado) e é operacionalizado por Bombeiros Socorristas e Médicos da Secretária Municipal de Saúde.

Este serviço é direcionado ao pronto atendimento às vítimas de traumas (Acidentes de trânsitos, Quedas e Atos de violência), que necessitam de atendimentos especializados e de transporte adequado até os Hospitais.
     O atendimento do SIATE é quase exclusivo ao trauma, sendo que cerca de 70% das ocorrências está relacionado a acidentes de trânsito, como atropelamento, colisão, capotamento, queda de bicicleta, 10% a acidentes interpessoais como agressão, ferimento por arma de fogo, ferimento por arma branca, 10% devido a quedas e os10% restante dos atendimentos são de causas variadas como queimaduras,soterramento, acidente de trabalho ou ainda problemas clínicos com risco iminente de vida.

Postado por:
Asp. Of. BM Tamires S. Pereira,
Oficial de Comunicação Social do 6º GB.