6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - Assinada a ordem de serviço para a construção da sede do Bombeiro Comunitário em Pinhais 07/10/2011 - 15:00

"O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart assinou nesta segunda-feira (3) a ordem de serviço para a construção de um posto de Bombeiro Comunitário. O investimento é de R$500 mil, financiados pelo Governo do Estado ao município e prevê uma obra com 426,85 metros quadrados. No terreno ao lado do Destacamento da Polícia Militar e também da sede da Guarda Municipal de Pinhais, os serviços de limpeza da área onde será construída a unidade dos Bombeiros já foram iniciados. Para o prefeito Luizão, a implantação deste posto de atendimento do Bombeiro Comunitário dá sequência à série de ações que a administração municipal vem realizando para melhorar a segurança no município. “Já treinamos e equipamos nossos agentes, os quais estão em atividade já há algum tempo. Estes serviços preventivos são necessários para nossa população, por isso, acredito que a construção de uma sede própria aqui em Pinhais dará ainda mais estrutura para nossa equipe”, destacou. O Bombeiro Comunitário de Pinhais foi instituído por meio da Lei nº 1089, de 05 de maio de 2010. O programa Bombeiro Comunitário, é uma parceria entre os municípios e o Governo do Estado, que compra o caminhão de combate a incêndio e financia a construção da sede do grupamento na cidade. Em contrapartida, o município contrata os agentes de defesa civil que são treinados pelo Corpo de Bombeiros. Com a implantação do programa, um bombeiro é deslocado para a cidade para supervisionar e auxiliar o trabalho dos agentes. No Programa, os agentes, após treinamento, têm condições de dar o primeiro atendimento aos casos que surgirem, além de trabalhar na prevenção a acidentes. É uma forma de melhorar e agilizar o atendimento. Sempre que exista a necessidade do reforço dos bombeiros profissionais eles são chamados para auxiliar no atendimento. Atualmente, os bombeiros comunitários de Pinhais já estão em ação. Após passar por treinamento do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a equipe vem desempenhando a função junto às ocorrências que são registradas na região." FONTE: JORNAL AGORA PARANÁ.

Essa boa notícia veio num momento muito especial, já que dia 8 de outubro o Corpo de Bombeiros do Paraná completa 99 anos e, seguindo a programação do 6º GB para a comemoração do aniversário, uma das atividades era o pronunciamento na Câmara de Vereadores de Pinhais. O pronunciamento ocorreu na noite da terça-feira, dia 4 de outubro às 19h30min em agradecimento ao município pela parceria desenvolvida. Representando a instituição estavam o Cap. QOBM Capriglione, o Cap. QOBM Heitor, o Asp. Of. BM Weslley e a Asp. Of. BM Tamires.

Pinhais é hoje um ponto estratégico na área do 6º Grupamento de Bombeiros, pois a demanda de ocorrências provenientes de Pinhais e Piraquara é muito grande e o objetivo do Comandando é tornar Pinhais sede do 3º Subgrupamento do 6ºGB. Com a construção do Posto de Bombeiro Comunitário em Pinhais é possível formar um aquartelamento misto (militares e agentes de Defesa Civil) e levar para o município uma ambulância e toda a estrutura administrativa de um SGB.

Postado por: Asp. Of. BM Tamires S. Pereira, Oficial de Comunicação Social do 6º GB.