5ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil realiza palestra para o "I Encontro de Estudantes das Altas Habilidades do NRE de Maringá" 13/04/2018 - 17:10

A 5ª CORPDEC  de Maringá, realizou no dia 10 de abril de 2018 no Colégio Gastão Vidigal, uma palestra no “I Encontro de Estudantes das Altas Habilidades do NRE de Maringá”.

O NRE (Nucleo Regional de Educação) junto a 5ª CORPDEC tem desenvolvido desde o ano de 2012, o Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola, no qual são realizadas atividades relacionadas a construção da cultura de prevenção a partir do ambiente escolar, proporcionando aos alunos condições mínimas de enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas, e conhecimentos para se conduzirem frente a desastres naturais ou de ação antrópica.

Neste encontro, o 3º Sargento Léo dos Santos Soares foi palestrante e abordou assuntos referentes a prevenção e segurança de acidentes, além de outras ações relacionadas ao Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola.

Com um total de noventa alunos advindos de escolas de Maringá e outras cidades da região, os quais são atendidos pelo Recurso das Altas Habilidades, a mensagem de união e responsabilidades passada pelo Sargento Léo, foi muito bem aceita.

Dercílio, 13 anos, estudante de uma escola estadual de Mandaguari., relatou “Nós amamos aprender sobre como socorrer em acidentes e quais cuidados devemos tomar para não machucar. Também achamos interessante saber que existem bastante alunos das Altas Habilidades em outras cidades”.

A forma como o Sargento palestrou, sempre de bom humor também chamou atenção de Vitória, 13 anos, estudante e moradora de Astorga “Achei a palestra excelente, dou nota 10.

Ao longo da palestra percebemos o conhecimento profundo do Sargento. Ele fez aumentar nosso interesse pelo assunto, pois tivemos segurança do que estava nos passando, despertando também nossa curiosidade para executarmos perguntas, assim, compreendemos completamente o assunto abordado”.

Temas abordados na palestra foram: a prevenção e segurança e os principais objetivos do Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola, que foi muito bem reforçada e assimilada pelos alunos.

Fonte: 5ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.