5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – Semana Nacional de Redução de Desastre. 13/10/2011 - 09:19

No dia 07/10/2011, aconteceu no Colégio Estadual João de Faria Pioli, um treinamento teórico para preparar professores e alunos em ações de salvamento e possíveis acidentes. Este treinamento, foi uma ação conjunta que envolveu as seguintes instituições: 5ª Coord. Regional de Defesa Civil, SEED/NRE-Maringá, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária e Proerd.

Num primeiro momento, os representantes das instituições acima citadas, passaram em cada uma das salas explicando a relevância do projeto, bem como os procedimentos que cada um deveria tomar durante o treinamento. Foi feito ainda, um diálogo com a equipe pedagógica e professores para destacar a importância da ação de cada um durante o treinamento.
O Major Jorge Inácio da Silva,“Este é um projeto muito importante, já que motiva a criança a ficar atenta e saber como agir em situações de risco.”

Segundo, o Cap. Martins – do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária e Proerd, “É importante a participação do BPEC/PROERD, pois esse projeto visa dar maior segurança aos alunos em situações de desastre e calamidade pública, onde as autoridades da SEED/NRE-Maringá, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, se unam no objetivo comum de garantir maior segurança às crianças, dentro de um projeto de prontidão escolar preventiva.”

Na segunda feira ( 10) foi realizada na prática a evacuação do colégio, com o tempo de aproximadamente 4m:40s (quatro minutos e quarenta segundos), o resultado foi satisfatório,com ampla cooperação dos alunos e professores. Essa ação é um projeto piloto que está sendo implantando em Maringá, e que beneficiará 78.500 alunos divididos em 32 escolas da rede estadual de educação.

A aluna Emanuelle Vega Pace (8ª série) – disse: “Nós vamos aprender a sair da sala sem desesperar!”. A aluna Luana (7ª série) – disse: “ É importante, porque um dia a gente pode pre cisar para evitar sofrimentos.”

Já a Professora Irene Rodrigues da Silva (Inglês), relatou: “Achei excelente, porque devemos aprender a nos comportar não só em situações de risco, mas no dia-a-dia, saber entrar e sair dos lugares com ordem.” E a Professora Paula Fernanda da Silva (Artes), relatou: “É interessante esse treinamento, porque os alunos ficam sabendo como se organizar em situações de risco.”

Para apoiar, bem como organizar essa atividade, esteve presente o Setor de Desenvolvimento Sócio-Educacional do NRE-Maringá, representado pelo coordenador Carlos Petronzelli e os técnicos Marceli Maria, Eder, Valkiria e Juliana Cajueira do núcleo estadual de educação de Curitiba.
Na quinta-feira (13) – será realizada uma reunião com voluntários para a realização de distribuição de folders sobre “combate a queimadas”

Na sexta-feira (14) – será realizado um AMUVI, uma colisão entre um coletivo com 20 passageiro e um caminhão com produtos perigosos.