5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – Atendimento a tombamento de carreta que transportava Produtos Perigosos. 19/07/2012 - 14:42

Na data do dia 17 de Julho de 2012 (terça-feira), por volta das 14:10 hs foi acionada a 5ª COREDEC, para atendimento de um tombamento de uma carreta na BR-376 KM 130 + 300mts
Na data do dia 17 de Julho de 2012 (terça-feira), por volta das 14h10min foi acionada a 5ª COREDEC, para atendimento de um tombamento de uma carreta na BR-376 KM 130 + 300mts.

A guarnição chegando no local realizou isolamento da área, acionou o IAP de Maringá que compareceu ao local e realizou vistoria para verificação da contaminação do solo, posteriormente foi colocado terra sobre o produto derramado, retirada da terra, e limpeza da pista.

A carreta transportava 22 bombonas de 1000 litros. Os seguintes produtos químicos eram transportados e vazaram para o meio ambiente: 4000 kg de Emulsan NI (detergente); 15.600 kg de Decalan LD e 6000 kg de Central Crom AC (o Decalan e o Central Crom é uma mistura de água, ácido sulfúrico, ácido fórmico e sulfato de amônia), conforme foi informado pelo Sr. João Augusto, responsável técnico da empresa Química Central do Brasil Ltda.

A terra foi retirada do local e alocada juntamente com as bombonas em um pátio disponibilizado pela Prefeitura de Nova Esperança, os quais ficaram devidamente acondicionados com lonas plásticas à disposição da empresa responsável pela destinação e tratamento dos resíduos.

A pista de rolamento ficou aproximadamente 6 horas interditada completamente, sendo afetada em torno de 7000 pessoas formando um fila de 3500 veiculos de acordo com informação da VIAPAR.

O comando da operação foi de responsabilidade do Major QOBM Jorge Inácio da Silva e a equipe de trabalho contou com a presença de Bombeiros de Maringá, Paranavaí, Bombeiros comunitário de Nova esperança, Policiais rodoviários federais, Engenheiro Agrônomo do IAP, coordenador municipal de defesa civil de Nova esperança, funcionários da prefeitura e funcionários da VIAPAR concessionária responsável pela rodovia.