5ª COREDEC participa da campanha de combate a queimadas realizada pela SANEPAR
06/09/2011 - 10:50

A divulgação de uma frase impressa nas faturas de água da Sanepar, conclamando os clientes a preservar o meio ambiente, é o novo reforço da Campanha Integrada de Prevenção e Combate a Queimadas na região da 5ª COREDEC.

A campanha lançada há dois meses na região tem a participação da gerência de Defesa Civil da Prefeitura de Maringá e outras 17 entidades e instituições parceiras no desenvolvimento de ações para conscientizar a população sobre a gravidade e os riscos do uso do fogo para limpeza de terrenos, tanto em áreas urbanas quanto na zona rural.

Nesta sexta-feira (2), representantes das instituições parceiras da campanha se reuniram na sede regional noroeste da Sanepar, em Maringá, para efetuar a entrega do prêmio à vencedora do concurso instituído pela empresa para motivar os empregados a criar uma frase relacionada ao tema. O concurso teve 20 inscrições selecionadas e a vencedora foi a funcionária Maria de Fátima Cabral, autora da frase “Preserve a Natureza e a Vida. Combata as Queimadas”.
Para o gerente regional da Sanepar, Paulo Batiston, a iniciativa mostra a preocupação da empresa com as questões ambientais e sociais. “Temos que preservar principalmente a qualidade de vida das pessoas, e a campanha de combate às queimadas é nossa grande aliada nesse trabalho”, afirmou.

30 ocorrências diárias
De acordo com o b/8 da 5º COREDEC, Major Jorge Inácio da Silva, a iniciativa da Sanepar é de extrema importância para a conscientização da população e o desenvolvimento da campanha. “As queimadas são um problema constante que as brigadas contra incêndio enfrentam no dia a dia. Nesta época do ano são registradas, em Maringá, uma média de 30 ocorrências e, nos 92 municípios que integram a coordenadoria regional, os casos de queimada na vegetação atingem 80 ocorrências diárias”, assegurou.

Segundo o gerente municipal de Defesa Civil, Claudemir Celestino, a queimada é crime e só pode ser combatida com eficiência por meio da ajuda da sociedade. “O objetivo da campanha é justamente esse: atingir o maior número possível de pessoas e conscientizá-las para os perigos e os danos que o fogo pode causar para as lavouras, residências e para a vida silvestre”, alertou.

As ações da Campanha de Combate às Queimadas e adoção de métodos eficientes de se utilizar o rigor da lei, com fiscalização intensificada, são integradas pela Gerência de Prevenção de Riscos, Guarda Municipal e as secretarias de Transportes, Meio Ambiente, Saúde e de Serviços Públicos em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Tiro de Guerra, IAP, Copel, Sanepar, Sociedade Rural e Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM.