4ª CORPDEC realiza Seminário Técnico Científico 02/10/2015 - 09:23

Aconteceu, no dia 29 de setembro, última terça-feira, o I Seminário Técnico-Científico de Prevenção e Proteção a Desastres “Construindo Cidades Seguras e Sustentáveis”. O seminário foi uma parceria entre o 4º Grupamento de Bombeiros e o CEPED/UNIOESTE (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres).

O evento contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre Bombeiros e Policiais Militares, Professores, Pesquisadores da área e interessados em Defesa Civil/Cidades Resilientes, Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, Atendimento Pré-hospitalar, Salvamentos Diversos, Educação, Sustentabilidade e Políticas Públicas.

Na parte da manhã, após a cerimônia de abertura, houve quatro palestras, sendo:

“Atendimento Incêndio no Porto de Santos e SCI utilizado”
Maj. Daniel Tenório dos Santos da PMESP

“Técnicas de Combate a Incêndio com Espuma”
Ten-Cel. George Cajaty Barbosa Braga do CBMDF

“Salvamento Terrestre e Resgate Veicular”
Maj.Carlos Roberto Rodrigues da PMESP

“Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas”
Sr. Patrício Andres Fuentes von Jentschik – Chile

À tarde foram apresentados 22 artigos científicos, divididos em três eixos: Cidades Resilientes/Políticas Públicas; Atendimento Pré-Hospitalar; Salvamentos e Prevenção e Combate a Incêndios/Defesa Civil.

Além disso, os patrocinadores tiveram a oportunidade de fazer exposição de materiais e palestras sobre seus produtos ao público presente.

Foi um evento ímpar, cuja ideia era discutir e apresentar trabalhos científicos nas áreas afetas à atividade fim do Corpo de Bombeiros, objetivando melhoria técnico-profissional destes militares e de todos aqueles que atendem, direta ou indiretamente, emergências.

A comissão organizadora agradece a presença de todos!