4ª COREDEC – COMDEC DE CASCAVEL INICIA PROGRAMA “DEFESA CIVIL NA ESCOLA” 18/08/2011 - 09:20

O “Programa Defesa Civil na Escola” foi iniciado esta semana na Escola Municipal Aquiles Biblibio, na comunidade de Centralito. A palestra reuniu cerca 120 pais.  No dia 16, foi a vez de conscientizar os alunos da Escola Municipal Aloys João Mann. Até o final deste ano estão programadas visitas em 10 escolas. Os encontros estão agendados para as terças e quintas-feiras e durante o fim de semana com os pais de alunos.

Participação CB

Além de assistirem a palestras, os alunos recebem material educativo, composto por cartilha, jogos e folders explicativos sobre enchentes, tempestades, afogamento, reciclagem, higiene pessoal e como evitar epidemias, por exemplo, a dengue e a H1N1. A iniciativa tem como base um programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o qual consiste em utilizar a rede municipal de ensino para difundir noções básicas de defesa civil.

Participação CB

De acordo secretário de Ação Comunitária, José Carlos Costa, a linguagem acessível do material educativo facilita o aprendizado e a propagação das informações. “As crianças atuam como multiplicadoras desse conhecimento junto às suas famílias, amigos e comunidade, sendo que a cartilha e os jogos educativos ajudam na fixação dessa mensagem. Com isso, buscamos a redução dos desastres e das vulnerabilidades dos cenários e das populações em risco”, destaca.
A preparação da comunidade escolar para enfrentamento de possíveis desastres é uma das ações do programa. É neste momento que entra a formação dos NUDECS (Núcleos de Defesa Civil), uma atividade desenvolvida paralelamente junto aos pais, professores e funcionários das escolas.

Participação COMDEC

Os NUDECS são formados por grupos de voluntários que passam a fazer parte da Defesa Civil do Município. A atuação dos núcleos consiste em prestar auxílio nas situações de risco, levantando dados sobre casas destruídas por desastres naturais, feridos, enfim, qualquer informação que facilite o socorro ágil.

Participação DC

Responsável pela divulgação