3ª CORPDEC lança campanha “CIDADE VOLUNTÁRIA” 20/05/2015 - 09:37

A 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC) lançou  no dia 18 de maio a campanha “CIDADE VOLUNTÁRIA”, que tem como objetivo  aumentar o número de pessoas cadastradas no sistema de Defesa Civil dos municípios, tornando as cidades mais organizadas e resilientes frente situações de anormalidades (desastres de qualquer natureza) e de normalidades (campanhas preventivas).

As pessoas desconhecem como e onde se realiza o cadastro no sistema e tem dúvidas como por exemplo: se quando forem acionados a participação é obrigatória?

O Adjunto da Defesa Civil do 3º Grupamento de Bombeiros, Major Wilson Oliveira Paulino esclarece que é muito fácil se cadastrar: basta acessar o site da defesa civil disposto em http://xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil, pelo computador, Smartphone ou tablet, e clicar no link “voluntários”, aceitar o termo de adesão da Lei Federal do voluntariado (Lei nº 9.608, de 18/02/1998) e preencher o cadastro. Isto demanda apenas alguns minutos. O major esclarece também que nem sempre os voluntários serão acionados ou poderão comparecer ao chamado, o que é perfeitamente compreensível.

A Coordenaria Regional de Defesa Civil destaca que o número de voluntários é muitíssimo baixo se comparado ao percentual de população da região. O Coordenador Regional da Defesa Civil e Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, Major Bombeiro Ricardo Jammes Teixeira, informa que a 3ª CORPDEC tem população de 1.458.951 pessoas e apenas 543 voluntários cadastrados. Isto é menos de 0,04%. Alguns municípios não há sequer um voluntário cadastrado no sistema.

Além de palestras de divulgação da campanha e chamamento para o voluntariado cadastrado, será realizado um concurso entre os 61 municípios da região denominado “CIDADE VOLUNTÁRIA”. O município que, entre os dias 18 de maio de 18 de agosto (noventa dias) obter o maior aumento proporcional do número de voluntários cadastrados proporcionalmente à população estimada em 2014 pelo IBGE, receberá o título e o prêmio de “Cidade Voluntária”. O prêmio será entregue pelos coordenadores estadual e regional de proteção e defesa civil. Qualquer cidadão maior de 18 anos pode acessar o site da defesa civil e se cadastrar. Assim já estará ajudando o seu município indiretamente.