3ª CORPDEC e UEL apoiam a instalação definitiva de Sismógrafo em Londrina - PR. 20/12/2016 - 10:10

fiscalização 2
No dia 02 de dezembro, representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção de Defesa Civil, da COMPDEC de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estiveram na Casa de Retiro dos Carmelitas no bairro Monte Carmelo em Londrina, para reunião sobre a instalação definitiva de uma estação de detecção de tremores (sismógrafo). Depois de uma negativa da prefeitura municipal de Londrina em construir um abrigo definitivo para um sismógrafo cedido pela USP (Universidade de São Paulo) e instalado desde janeiro deste ano, a 3ª CORPDEC e UEL iniciaram tratativas para liberação junto aos gestores da casa de retiro e participação da SANEPAR, que custeará as despesas da pequena construção.
O abrigo, embora pequeno e simples, é requisito da USP para que o sismógrafo fique instalado definitivamente na cidade e ligado à rede mundial de monitoramento, à disposição da Universidade Estadual de Londrina. Sabemos que a instalação do sismógrafo é um grande diferencial na descoberta preliminar das causas dos tremores ocorridos na região, propondo uma resposta técnica, rápida, e necessária de proteção e defesa civil, sendo mais referência para o Estado.