2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Macro Região de Foz do Iguaçu 27/03/2014 - 17:20

2ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DA MACRO REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU

A 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil realizou, no dia 20 de março de 2014, no auditório do Centro Cultural do município de São Miguel do Iguaçu, a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, da Macro Região de Foz do Iguaçu, sob a temática “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

Na conferência, foram trabalhados os temas definidos pela Comissão Organizadora Nacional: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e a Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

Foram elaborados, pelos grupos presentes na supracitada conferência, 10 princípios e 30 diretrizes referentes aos eixos temáticos, alcançando o objetivo estabelecido.

O evento contou com a participação do vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu, Sr. Mauro Luciano Remor, do Secretário Municipal de Administração, Sr. Rodrigo Mallmann, do Coordenador Regional de Proteção de Defesa Civil, da Macro Região de Foz do Iguaçu e Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, Ten.-Cel. QOBM Marcos Antonio Jahnke, do Maj. QOBM Júlio César de Goes, Subcomandante do 9º Grupamento de Bombeiros  e representantes do poder público, sociedade civil organizada, entre outros.

A 1º Ten. QOBM Janaína Lopes Fagundes dos Santos, Oficial adjunto da B/8, e o Asp. Of. BM Filipe Borlot Peixoto, adjunto da B/8, ambos do 9º GB, coordenaram os trabalhos da 1ª Conferência Intermunicipal da Macro Região de Foz do Iguaçu. Durante o evento foram discorridos e debatidos diversos assuntos referentes aos eixos temáticos e à Proteção e Defesa Civil. Ao decorrer da conferência, foram eleitos os 08 delegados da 9ª CORPDEC.