1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil - Cascavel 25/03/2014 - 11:27

Em todo o território nacional estão sendo desenvolvidas estas conferências, de forma a promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12.
A legislação prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral - adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres. Desta forma, promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civi,l é o objetivo principal da Conferência.

Participaram como palestrantes, apresentando seus temas, as seguintes personalidades:
Capitão Rogério Lima de Araújo, comandante do corpo de bombeiros de Toledo – Tema: Defesa Civil nacional, estadual e municipal e 2ª Conferência Nacional de Proteção E Defesa Civil;
José Carlos da Costa, da Defesa Civil de Cascavel – Tema: COMPDEC de Cascavel;
Capitão Antônio Schinda, da 4ª CORPDEC – Tema: Cidades Resilientes;
Professora Doutora Eveline Fávero, da Unioeste – Tema: A importância da inserção da temática dos riscos de desastres no contexto da universalidade;
Tenente Marcos Vidal Da Silva Junior, chefe da seção operacional e apoio logístico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná – Tema: Desastres ocorridos no Japão e apresentação dos eixos temáticos.

Durante a aplicação da atividade dos eixos temáticos e apresentações, como ato final da programação, foram escolhidos 17 delegados os quais irão participar da Conferência Estadual a ser realizada em data futura, na capital do nosso Estado. Os municípios de Quedas de Iguaçu e Toledo também promoveram a etapa municipal, estas nos dias 19 de fevereiro e 13 março, respectivamente, sendo eleitos nestas etapas 1 delegado titular e 1 suplente de Quedas do Iguaçu e 3 delegados titulares e 1 suplente de Toledo.