1ª CORPDEC realiza fiscalização no transporte rodoviário de produtos perigosos 06/04/2015 - 11:47

A 1ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil realizou no dia 31 de março de 2015 uma fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos. O intuito da ação foi orientar os condutores acerca dos riscos e da necessidade de adequação dos itens de segurança.

As ações ocorreram na rua José Rodrigues Pinheiro, nº 3251, bairro Cidade Industrial de Curitiba, local escolhido estrategicamente pelo grande fluxo de caminhões que saem das rodovias e adentram ao município, transportando os mais variados produtos.

A fiscalização teve início às 09h00min e se estendeu até às 11h30min, com a fiscalização de 8 veículos que transportavam líquidos/gases inflamáveis e substâncias perigosas diversas. Além de investigar a documentação do veículo, do condutor, da habilitação para transporte de produtos perigosos e do certificado do curso realizado, foi fiscalizada a condição dos veículos, o acondicionamento da carga, e a presença e conhecimento sobre a utilização dos itens de segurança para o veículo e condutor.

A integração entre diversos órgãos é muito importante para o sucesso da fiscalização, tendo participado neste evento além de bombeiros militares do 1º Grupamento, efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito - BPTRAN, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC de Curitiba, e profissionais da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná.