1ª CORPDEC e REER realizam Simulado de Resposta e Comunicação em Desastres 31/07/2017 - 09:31

Na última quinta-feira dia 27, a 1ª CORPDEC - Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores do Paraná - REER, participaram de um simulado de ativação do Plano de Contingência da Administração Regional do Boqueirão.

O simulado teve como principal objetivo testar o plano de contingência e as comunicações realizadas pela REER, visando identificar possíveis falhas, dificuldades operacionais e de gestão em atividades específicas que constam no plano de resposta local, que dizem respeito a Deslizamentos, Alagamentos, Inundações, Enxurradas, Granizo, Vendavais e Tempestades, entre outras situações que podem vir a interromper a situação de normalidade.

Foram realizadas diversas atividades teóricas e práticas apresentadas através de maquetes e contatos telefônicos que objetivaram chegar o mais próximo da realidade em situações que precisem de resposta rápida e efetiva para atender as necessidades do evento.

Os radioamadores realizaram comunicações simulando o evento in loco, e através destes contatos surgiam as demandas de recursos que eram atendidas pelo SCI, organizado na Administração Regional do Boqueirão, com a supervisão do Corpo de Bombeiros.

Simulados e ações como estas, visam preparar os principais órgãos envolvidos nas ações operacionais e de planejamento, para que seja possível executar o controle da situação e fornecer a resposta satisfatória ao evento adverso.