1ª CORPDEC e COMPDEC de Curitiba visitam a Becton Dickinson 21/08/2015 - 08:50

Na manhã da última segunda-feira (17) integrantes da 1ª CORPDEC e COMPDEC de Curitiba realizaram uma visita à multinacional Becton Dickinson, líder global em tecnologia médica e atuante no Brasil há mais de 53 anos.

A empresa, com sede em mais de 50 países, tem sua sede em Curitiba no bairro Cidade Industrial e é vice-presidente do Plano de Auxílio Mútuo - PAM/CIC. Nesta unidade a Becton Dickinson tem suas atividades voltadas para a produção de seringas descartáveis e estéreis, e dosadores orais para soluções e administração de medicamentos.

O objetivo da visita foi conhecer a planta e as atividades da empresa, bem como seus procedimentos de segurança e prevenção. As atividades iniciaram com uma breve apresentação sobre a empresa realizada pelo gerente de engenharia Sr. Gustavo Takeda e pela engenheira de segurança Sra. Monique Sodario. Na sequência, foi ministrada uma palestra pelo técnico de segurança do trabalho Sr. Piracy Armando sobre a utilização e procedimentos de segurança com o óxido de etileno, produto utilizado na esterilização das seringas, e apresentação do plano de segurança e evacuação da empresa.

O óxido de etileno – número de risco 263/ONU 1040, é um composto incolor, tratando-se de importante substância química utilizada como intermediário na produção de etilenoglicol e outros produtos químicos, e como esterilizante para alimentos e materiais de uso médico. É uma substância tóxica por inalação, contato e ingestão, e com potencial carcinogênico para seres humanos.

O 1º Grupamento de Bombeiros, 1ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Curitiba agradecem a Becton Dickinson pela receptividade e informações prestadas durante a visita às instalações da unidade. Não foram identificadas irregularidades e além de observar que a indústria segue as normas do código de prevenção do Corpo de Bombeiros, é importante enfatizar sua visão de sustentabilidade e cuidados em relação ao trabalho preventivo, viabilizando assim o aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros no atendimento a ocorrências, bem como a garantia dos cuidados da empresa não apenas com seus próprios funcionários, mas demonstrando sua responsabilidade social.