14ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realiza fiscalização em empresa de armazenamento e distribuição de Produtos Perigosos. 26/09/2011 - 11:04

A 15ª COREDEC realizou, no dia 22 de setembro, uma fiscalização em empresa que trabalha com a armazenagem e manuseio de produtos perigosos. O objetivo da fiscalização é atender o previsto no Decreto Estadual nº 4.299/2001, que cria o Programa do Transporte, Manuseio e Armazenagem de Produtos Perigosos, e também, o Plano Estadual de Produtos Perigosos – documento aprovado por representantes de mais de 30 agências, estabelecendo diretrizes para a tratativa do tema no Estado do Paraná.

Uma equipe, composta por 5 bombeiros, chefiada pelo Capitão Jorge Augusto Ramos – Chefe da Seção de Assuntos de Defesa Civil da região, foi recebida pelos responsáveis técnicos da empresa, inteirando-se, inicialmente, das informações sobre sua instalação, o início das atividades, produtos manipulados e suas quantidades bem como aspectos sobre a preparação da empresa para eventuais emergências e desastres.

Ações dessa natureza, além de darem cumprimento ao que prevê a legislação, possibilitam aos integrantes da coordenação do Sistema Estadual de Defesa Civil em nível regional, extensivo aos componentes dos demais órgãos que compõem esse sistema (IAP, SESA, COMDEC, dentre outros), conhecer, antecipadamente, as condições de trabalho caso haja alguma eventualidade, avaliar, compreender e contribuir para o incremento dos planejamentos como o PAM – Plano de Auxílio Mútuo, PGE – Plano Geral de Emergência e PCE – Plano de Controle de Emergência. A visita ainda resulta no contato com a brigada de emergência e coordenadores desse processo nas empresas. Tudo isso faz parte da ação de defesa civil denominada preparação – ela, associada à prevenção, pode evitar a ocorrência de emergências e desastres ou ainda, caso ocorram, limitar a intensidade dos seus efeitos. Em outras palavras, concorre para o atingimento do objetivo da defesa civil: a redução dos desastres.

FISCALIZAÇÃO EM EMPRESA ARMAZENADORA DE PP

Foto: Sd. Espínola - 14ª coredec