14ª Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – 5ºSGBI Realizam Fiscalização em Empresa Armazenadora/Distribuidora de Líquidos Inflamáveis. 30/04/2012 - 13:49

Em data de 24 abril de 2012 foi realizado no período da tarde em parceria com equipes da Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Tributação Municipal, fiscalização em Empresa de Armazenagem/Manuseio de Líquidos Inflamáveis na cidade de Guarapuava.

A equipe da 14º COREDEC composta por 07 bombeiros militares, estiveram em visita às instalações desta empresa onde foi recebida pelo Supervisor/Proprietário Sr. Luiz Carlos Minski, o qual prestou informações sobre a atual situação da base, suas instalações e os sistemas de segurança.

A base instalada no ano de 1979, e desde 2002, encontra-se desativada em uma área de terreno é de 36.328,45 m2, possuindo 11 tanques de armazenagem totalizando uma estocagem de aproximadamente 4.000.000 litros, uma plataforma de 450 m2 para carregamento até cinco caminhões, possui desvio ferroviário próprio com extensão de 230 m, escritório e almoxarifado com 236 m2 e um depósito de lubrificantes embalados com 250m2.

A empresa possui sistema de combate a incêndio dotado de 2 reservatórios, um com capacidade de 70.000 litros de água, e o outro, paralelamente associados com capacidade de 65.000 litros.

As equipes juntamente com o proprietário,  percorreram as áreas da base, verificando-se o sistema de segurança os equipamentos de combate a sinistros onde o sistema preventivo fixo e móvel encontram-se danificados e/ou faltantes.

O proprietário foi orientado pelo Setor de Prevenção do Corpo de Bombeiros, uma vez que os tanques estão vazios, a apresentar atestado de desgaseificação de resíduos existente nos tanques, e que os sistemas de segurança para estes casos seguem a mesmas regras se a empresa estivesse em atividade e que deverá executar as pendências.