13/10/2011 - 09:21

Como parte da VII Semana Nacional de Redução de Desastres, a 13ª COREDEC está realizando uma série de atividades. Hoje dia (11/Out) foi promovido em Apucarana, na sede do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independentes, o 1º Encontro de Voluntários em Defesa Civil.

Após a recepção dos voluntários, foi realizada uma palestra aonde foram abordados temas que foram desde a origem da Defesa Civil e sua organização ao longo da história, o Sistema Nacional de Defesa Civil, e, por fim, foi elucidado como o VOLUNTÁRIO se insere no contexto da atual estrutura de Defesa Civil.

Logo após iniciaram as conversações em torno dos temas abordados, sendo após o encerramento do evento, servido um café da manhã. O encontro contou com a presença, além de voluntários e Bombeiros Militares, de representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, demonstrando a preocupação da Casa Militar em incentivar e prestigiar os eventos dessa VII Semana Nacional de Redução de Desastres, cujo tema é “Cidades Mais Seguras”.

Mais tarde, a partir das 13:30h foram desenvolvidas, no Colégio Alberto Santos Dumont em Apucarana, as atividades de palestras sobre emergência em Estabelecimento de Ensino e ato contínuo foi posto em prática os conhecimentos teóricos através da realização da evacuação das salas de aula, oportunizando a alunos e demais profissionais da área de ensino granjearem conhecimentos e vivenciarem uma atividade que poderá ser muito útil em caso de um sinistro durante o período letivo.

Nessa atividade, além da guarnição de serviço do CB Apucarana, contamos com a sempre positiva colaboração da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Apucarana através de seus representantes da Guarda Municipal.

Enfim um grande dia para a Defesa Civil em nossa região, um grande passo para estruturação cada vez mais efetiva e colaborativa entre Poder Público e Sociedade Civil Organizada na construção contínua de Cidades mais Seguras.