13ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – Apucarana: Atividades de encerramento da Semana de Redução de Desastres 17/10/2011 - 08:50

Encerrando a VII Semana Nacional de Redução de Desastres com o tema “Cidades Mais Seguras”, foi sediado no Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, um encontro com representantes dos 14 Municípios que a compõe a 13ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

O evento ocorrido nos dias 13 e 14 de Outubro e teve como objetivo central a ambientação ao Sistema de Defesa Civil (SISDC) disponibilizado na página virtual da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná (CEDEC - PR).

Foi oportunizado aos presentes o contato com várias ferramentas de trabalho, as quais, possibilitarão grande interatividade com recursos indispensáveis ao bom desenvolvimento do setor de defesa civil municipal.

A correta assimilação e aplicação dos conteúdos discutidos carrearão os administradores públicos a uma intensa produção de conhecimento, fator essencial para a correta tomada de decisão quanto ao planejamento referente as quatro grandes áreas de mitigação de Desastres, quais sejam: a Prevenção, a Preparação, a Resposta e a Reconstrução.

A capacitação foi prestigiada por membros das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC’s) de Apucarana (anfitriã), Califórnia, Jandaia do Sul, Mandaguari, Astorga, Bom Sucesso, Pitangueiras, Marilândia do Sul, Sabáudia, Marumbi, Novo Itacolomi, Munhoz de Mello, Cambira e Rio Bom, atingindo assim 100% dos municípios que compõe a 13ª COREDEC.

O evento se notabilizou ainda pela presença de um representante da Secretaria de Estado da Casa Militar / Divisão de Defesa Civil, o qual, compartilhou suas experiências e juntamente com os membros da Coordenadoria Regional, orientaram um melhor aproveitamento das informações, principalmente quanto ao preenchimento da Notificação Preliminar de Desastre e da Avaliação de Danos, documentos gerados inicialmente quando o município se depara com um incidente afeto à defesa civil.

Outra atividade relacionada ao encerramento da Semana de Redução de Desastre promovida pelo 13ª Coordenadoria Regional, ocorreu no período da tarde do dia 14 (sexta-feira).

Uma guarnição representativa da 1ª Seção de Bombeiros visitou a Creche Municipal Miguel Moreno, em Apucarana.

A creche atende cerca de 119 crianças de variadas faixas etárias. Durante a visita os Bombeiros realizaram a entrega de vários brinquedos aos alunos. Como retribuição sorrisos e abraços das crianças, além de uma felicidade incontida, brotada de corações palpitantes de euforia e curiosidade.

Essa atividade foi pensada primeiramente como forma de homenagem pela semana da criança e por que acreditamos que a construção de cidades mais seguras começa na proteção as crianças, solo fértil aonde em se semeando o carinho e atenção, certamente brotarão cidadãos mais conscientes de seus papéis frente aos desafios da nossa comunidade, a qual, está em constante evolução.