13ª CORPDEC realiza fiscalização integrada do transporte rodoviário de produtos perigosos
02/04/2015 - 12:10

O Comando do 4º SGBI / 13ª CORPDEC promoveu na quinta-feira (26/03) mais uma Fiscalização Integrada do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

A ação foi realizada na BR 376, Km 247, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal em Apucarana, além do imprescindível apoio logístico e de pessoal da Polícia Rodoviária Federal, contou com a participação dos seguintes órgãos e entidades: Vigilância Sanitária de Apucarana, Adapar, Defesa Civil de Apucarana, IAP, Força Verde, Guarda Municipal de Apucarana e CCR. A atividade contou com a participação total de 26 representantes desses órgãos.

Foram fiscalizados 77 veículos, dos quais 16 transportavam produtos perigosos. Apenas 01 veículo (caminhão) foi notificado, pois não estava em conformidade com as normas, o que demonstra que o setor de transporte rodoviário de produtos perigosos tem procurado caminhar em consonância com a legislação em vigor concernente a sua área de atividade econômica.

A fiscalização tem se mostrada cada vez mais eficaz na mudança de cultura comportamental dos vários seguimentos e essa mudança é altamente positiva, haja vista a paulatina diminuição de acidentes graves envolvendo veículos que atuam nessa atividade.

A paz no trânsito é um objetivo comum a todos nós, e, a busca por ela deve ser o alvo de todas as entidades e órgãos de alguma forma envolvidos nesse cenário, pois esse envolvimento vai ao encontro do lema da Defesa Civil: "Defesa Civil Somos Todos Nós"