12ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - Francisco Beltrão, cria comissão permanente do trabalho de prevenção contra Enchentes. 28/10/2011 - 13:49

Em reunião do final da tarde de 26 Out. 2011, A convite do prefeito, em seu gabinete, o prefeito Wilmar Reichembach. Estavam presente a maioria de seus secretários e representantes de entidades, com objetivo em formar uma comissão permanente de acompanhamento das ações que continuam sendo executadas visando conter as enchentes. No final da reunião, e onde vários se manifestaram, o prefeito manifestou a sua satisfação, em ver a participação geral e do resultado positivo, e o objetivo é que a demanda do dia a dia não deixe cair o assunto no esquecimento. Além do prefeito, falaram também o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Kapp; o chefe do IAP, Wilson Carvalho; os secretários Sérgio Galvão (Administração), Antônio Pedron (Planejamento) e Dalcy Salvati (Ippub); o chefe da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Juan Artigas Souza Luz; o coordenador municipal da Defesa Civil, Carlito Leal. Eles citaram pelo menos dez ações as quais estão sendo executadas, com vistas à redução do impacto das enchentes.

As principais são:
— Investimento em galerias (“uma vez se resolvia com tubos de 40 centímetros, hoje temos que colocar de um metro e, em alguns lugares, até dois metros”);
— Foi intensificada a fiscalização com a contratação de fiscais para acompanhar escavações em obras e novos loteamentos;
— Outro item que tem recebido fiscalização também é a lei das cisternas (a partir de 135m², toda construção deve ter cisterna para reter água da chuva);
— Estão sendo aplicadas as novas regras para loteamentos;
— Continua, como ação permanente, a retirada de famílias das áreas de risco e sendo transferidas para locais livres de enchentes.
— Limpeza de rios e bueiros e alargamentos de pontes.

Outras ações dependem de legislação específica, como exigências (pilares mais altos, por exemplo) para construção de residências em áreas alagáveis.

Mas a ação mais esperada é aquela que deverá ser contemplada por um plano de contenção de enchentes, que visa buscar recursos do governo federal, segundo falou o prefeito Wilmar Reichembach, ele já destinou recursos para isso  A Comissão, ficou constituída pelas seguintes entidades:
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Unibel (estava com vários representantes), ACEFB e as secretarias de Urbanismo, Agricultura e Meio Ambiente .